Trump não descarta ação militar para tomar Canal do Panamá e Groenlândia e defende fusão com Canadá

Por O Globo e agências internacionais — Palm Beach, EUA

Segundo presidente eleito, locais são estratégicos para os EUA ‘por motivos de segurança econômica’

Trump fala sobre Canal do Panamá e sobe o tom contra o Hamas

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que toma posse no próximo dia 20, disse em uma entrevista coletiva nesta terça-feira em Palm Beach, na Flórida, que não descarta uma ação militar para assumir o controle do Canal do Panamá ou da Groenlândia. O republicano defendeu também a fusão entre os EUA e o Canadá, sugeriu mudar o nome do Golfo do México e afirmou que os membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deveriam aumentar seus gastos militares.

— Posso dizer o seguinte: precisamos deles [Canal do Panamá e Groenlândia] por motivos de segurança econômica. Não vou me comprometer com isso [descartar a ação militar]. Pode ser que tenhamos que fazer alguma coisa —disse ele aos repórteres.

— Nós vamos mudar o nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’. A gente faz todo o trabalho lá — disse, usando “América” em referência aos EUA, não ao continente.

O dilema do Panamá

A retórica em relação ao Panamá também ganhou força após sua vitória. No fim do ano, o magnata afirmou que o governo americano deveria retomar o controle do canal para acabar com que chamou de “roubo” cometido pelas autoridades panamenhas. Na ocasião, Trump disse que o local, que controla a passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico, é “um bem nacional vital” para os EUA.

— Nossa Marinha e comércio foram tratados de uma forma muito injusta e imprudente. As taxas cobradas pelo Panamá são ridículas, altamente injustas, especialmente sabendo da generosidade extraordinária que foi concedida ao Panamá — afirmou Trump. — Esse roubo completo do nosso país vai parar imediatamente.

Em 1903, os EUA receberam o controle da área onde seria construído o Canal do Panamá, cujas obras foram finalizadas em 1914, com poderes de usar a força para garantir a neutralidade da passagem usada hoje por cerca de 14 mil navios anualmente. Em 1977, o então presidente americano, Jimmy Carter, firmou um acordo com o ditador Omar Torrijos, que comandava o Panamá na época, devolvendo o controle do canal ao país, mas mantendo o direito de atuar para defender sua neutralidade. Os panamenhos retomaram a soberania sobre o canal em 1999, em uma decisão criticada por Trump.

Leia mais em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/01/07/trump-nao-descarta-acao-militar-para-tomar-canal-do-panama-e-groelandia.ghtml

China investiga importações de carne bovina enquanto excesso de oferta pressiona preços

Por: Notícias Agrícolas

O Brasil foi responsável por 42% do valor total do comércio, seguido pela Argentina com 15% e Austrália com 12%; importações totais de carne bovina da China atingiram US$ 14,2 bilhões em 2023

Qualquer medida comercial para tentar reduzir as importações de carne bovina afetaria os maiores fornecedores da China: Brasil, Argentina e Austrália.

As importações totais de carne bovina da China atingiram US$ 14,2 bilhões em 2023, subindo de US$ 8,2 bilhões em 2019, mostram dados alfandegários. O Brasil foi responsável por 42% do valor total do comércio, seguido pela Argentina com 15% e Austrália com 12%.

O inquérito se concentrará em carne bovina fresca, carne bovina resfriada, cabeças de boi e carne bovina congelada importadas entre 1º de janeiro de 2019 e 30 de junho de 2024, disse o ministério em um comunicado, acrescentando que ocorreu após um pedido da Associação Chinesa de Criação Animal e outros grupos de gado e pecuária.

China anuncia investigação sobre as importações de carne bovina

Os requerentes disseram que um aumento acentuado nos volumes de importação durante o período “prejudicou seriamente” a indústria doméstica da China, disse o ministério.

As importações de carne bovina em 2023 foram quase 65% maiores do que em 2019, disse, com as importações no primeiro semestre de 2024 sendo mais que o dobro das do primeiro semestre de 2019.

O ministério disse que as importações dos produtos sob investigação representaram 30,9% do mercado chinês.

Os preços da carne na China, incluindo carne suína, bovina e de aves, caíram à medida que os consumidores, lidando com a desaceleração da economia, compram menos.

“A maioria das fazendas de gado de corte na China está em uma situação de prejuízo”, a Associação Chinesa de Pecuária foi relatada dizendo em uma reportagem da mídia estatal. “O impacto de uma grande quantidade de carne bovina importada está, sem dúvida, adicionando insulto à injúria.”

O preço da carne bovina caiu para o menor nível dos últimos cinco anos, e o preço do gado vivo caiu para o menor nível dos últimos 10 anos, disse a associação.

Os preços médios da carne bovina no atacado caíram 22%, para 59,82 yuans (US$ 8,20) o quilo no final de dezembro, ante 77,18 yuans há dois anos, mostraram dados do Ministério da Agricultura.

Leia mais em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/boi/391337-china-investiga-importacoes-de-carne-bovina-enquanto-excesso-de-oferta-pressiona-precos.html

 

 

 

Projeções apontam crescimento e incertezas no comércio exterior do Brasil em 2025

Por: O Presente Rural

Estimativas indicam crescimento de 5,7% nas exportações, com superávit estimado em US$ 93 bilhões, impulsionado por commodities como soja, petróleo e minério de ferro. No entanto, fatores como instabilidades geopolíticas, mudanças climáticas e flutuações cambiais podem causar oscilações.

Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) prevê para 2025 pequenas oscilações de preços e volumes, refletindo uma continuidade das tendências observadas em 2023 e 2024. No entanto, exemplos recentes mostram como o mercado pode surpreender. Em 2024, a soja apresentou uma quebra de safra e aumento na demanda internacional, mas ainda assim registrou uma queda expressiva de preços, cerca de 20%, contrariando variações. Já o petróleo viu um aumento nos preços e no volume comercializado, mesmo sob os impactos das guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.

Essas inconsistências reforçam que o comércio internacional está sujeito a variações de impacto ambíguo, ou seja, fatores que podem afetar o mercado tanto positivamente quanto as dimensões, dependendo do contexto.

Entre os elementos capazes de influenciar o comércio exterior e brasileiro no próximo ano, se destacam:

  • Fenômenos climáticos: Secas ou enchentes em países ou regiões produtoras podem comprometer a oferta de produtos de exportação e/ou importação.
  • Conflitos geopolíticos: As guerras envolvendo Israel x Hamas e Rússia x Ucrânia, além da queda do regime de Assad na Síria, continuam a gerar instabilidade.
  • Política econômica dos EUA: Donald Trump pode trazer novas diretrizes econômicas com reflexos globais.
  • Movimentos geopolíticos e comerciais: A agressividade comercial da China, a redução da demanda global e a volatilidade nos preços de commodities são preocupações latentes.
  • Reformas no Brasil: A aprovação da Reforma Tributária e seus reflexos na competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo são fatores a serem monitorados.
  • Acordos internacionais: Embora o acordo entre o Mercosul e a União Europeia possa gerar resultados positivos, barreiras comerciais ainda podem limitar os benefícios.

Segundo a AEB, as projeções para o comércio exterior em 2025 apontam para uma aparente sustentabilidade, com aumento de preços e incremento nos volumes exportados. Produtos como soja, milho, petróleo, carne bovina e carne de frango lideram a lista de expectativas positivas, embora ajustes para preços inferiores aos atuais possam ocorrer, dependendo das condições do mercado.

As projeções para 2025 indicam um cenário de oscilações moderadas no comércio exterior brasileiro, reflexo de incertezas tanto no panorama econômico interno quanto no global. Embora as estimativas iniciais sugiram certa estabilidade, não se pode descartar a possibilidade de eventos inesperados, capazes de provocar alterações bruscas com impactos significativos na economia brasileira.

Neste momento, os efeitos potenciais de mudanças no cenário mundial ainda não são quantificáveis, mas reforçam a necessidade de o Brasil se preparar para os desafios e oportunidades que podem surgir nesse ambiente de volatilidade e transformação.

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Greve: auditores fiscais já entregaram 362 cargos em comissões na Receita

Por: Correio Braziliense

Desde 26 de novembro, paralisação já mobilizou mais de 4.600 auditores fiscais em prol do reajuste salarial

 

Greve dos auditores da Receita Federal afeta julgamentos no Carf

Desde o início da greve nacional dos auditores fiscais da Receita Federal, em 26 de novembro, 362 cargos em comissão e funções na Receita Federal já foram entregues. Foi decidido durante Assembleia Nacional do Sindicato de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) que esses postos não podem ser ocupados. De acordo com a entidade, a ação é uma resposta à recusa do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) em iniciar a negociação do reajuste do vencimento básico dos auditores.

Os auditores fiscais da Receita Federal estão em greve em todo o país por tempo indeterminado para reivindicar melhores condições de trabalho nas aduanas brasileiras e pelo reajuste salarial. Esta semana, as áreas da Tecnologia da Informação e do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) aderiram à paralisação.

Segundo dados da OMA (Organização Mundial das Aduanas) de 2023 analisados pelo Sindifisco, o Brasil conta com um agente público aduaneiro a cada 2,2 mil Km², enquanto a Alemanha tem um a cada 8 km², a França a cada 40 km² e a Argentina a cada 500 km².

O Sindifisco argumenta que o descumprimento do MGI do Termo de Compromisso nº 1 de 2024 foi um dos principais motivos para a greve. O documento que previa negociações relativas à reestruturação de carreiras e reajustes de remuneração ocorreriam até o mês de julho, porém, no caso dos auditores-fiscais da Receita Federal, isso nunca ocorreu. O vencimento básico da categoria acumula perdas inflacionárias desde 2016.

“É inaceitável que os auditores fiscais não tenham reajustado o seu vencimento básico, que acumula perdas inflacionárias desde 2016. Da mesma maneira, não aceitaremos tratamento não isonômico em relação a outras categorias”, disse o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão.

Apesar da greve, fica assegurado o quantitativo mínimo de 30% de auditores Fiscais trabalhando na Receita Federal. Nas aduanas, a paralisação vai assegurar também a análise e desembaraço de cargas prioritárias definidas em lei, como cargas vivas, perigosas, perecíveis, medicamentos e alimentos.

Leia mais em: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/12/7004777-greve-auditores-fiscais-ja-entregaram-362-cargos-em-comissoes-na-receita.html

Presidente Lula irá ao Vietnã em 2025 para estreitar parceria estratégica e fortalecer comércio bilateral

Por: Equipe Comexdobrasil

O presidente Lula visitará o Vietnã em 2025, acompanhado por uma missão empresarial, para intensificar as relações com este importante parceiro da ASEAN. O comércio bilateral, que deve ultrapassar US$ 7 bilhões em 2023, posiciona o Vietnã como um mercado estratégico para o Brasil, ao lado da Índia. Lula destacou o potencial desses países emergentes para colaborar com a inovação e o crescimento econômico brasileiro.

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Com uma economia em rápido crescimento impulsionada por exportações e investimentos, o Vietnã tem interesse em parcerias com o Brasil em áreas como defesa, ciência e tecnologia, além da transição energética, especialmente em fontes renováveis como energia solar e hidrogênio verde. As trocas comerciais refletem essa complementaridade, com o Brasil exportando commodities como algodão e milho, enquanto o Vietnã oferece produtos industrializados de alto valor agregado, como equipamentos de telecomunicações.

A visita de Lula busca ampliar o comércio bilateral e diversificar as exportações brasileiras, atualmente focadas em commodities. A missão empresarial incluirá representantes da indústria brasileira, com o objetivo de estabelecer parcerias estratégicas e explorar novos mercados, fortalecendo as relações econômicas e comerciais entre os dois países.

Leia mais em: https://comexdobrasil.com/presidente-lula-ira-ao-vietna-em-2025-para-estreitar-parceria-estrategica-e-fortalecer-comercio-bilateral/

 

China inaugura megaporto no Peru: impactos regionais e para o Brasil

Por: BBC News Brasil

Durante sua passagem pelo Peru nesta semana, o presidente da China, Xi Jinping, aproveitou para inaugurar o que em alguns anos será maior porto comercial da América do Sul.

O complexo portuário de Chancay fica cerca de 70 km ao norte da capital peruana, Lima. É um projeto superlativo, liderado pela companhia marítima estatal chinesa Cosco Shipping Company e com investimentos totais estimados em US$ 3,4 bilhões (cerca de R$ 19,7 bilhões).

A infraestrutura deve contar com 15 embarcadouros, escritórios, serviços logísticos e um túnel com 2 km de comprimento para o transporte de carga.

Oito anos depois do início das obras, a conclusão da primeira fase do complexo foi anunciada na quinta-feira (14/11), durante a visita de Xi ao Peru para participar da reunião de cúpula da APEC, realizada em Lima.

Sua construção não ficou livre de polêmicas – e seus efeitos serão sentidos muito além do Peru.

Xi Jinping e Dina Boluarte.

O porto representa um passo importante na expansão da presença chinesa na América Latina.

Foi concebido como parte da Nova Rota da Seda, iniciativa estratégica que há anos vem sendo implementada e tem entre os objetivos aumentar a presença e a influência chinesa no mundo.

Com o complexo portuário, a China aumenta sua capacidade de desembarque de mercadorias na América do Sul e de transporte dos produtos importados da região, principalmente minérios, como lítio e cobre, e produtos agrícolas, como a soja.

Como o Peru, o Brasil é outro país com relações políticas e comerciais cada vez mais próximas com a China. O gigante asiático é o principal parceiro comercial do Brasil – e o governo brasileiro demonstrou interesse pelo megaporto de Chancay.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, visitou o Peru no mês de março. Segundo a nota oficial peruana, o objetivo da visita foi “conhecer os planos e estratégias do Peru para impulsionar as rotas de integração sul-americana”.

Leonino Dourado, do Centro de Estudos sobre a China e a Ásia da Universidade do Pacífico, em Lima, declarou à BBC News Mundo que “os dois governos e a empresa indicam que Chancay deve também se tornar um centro de transporte para as exportações brasileiras”.

Leia mais em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ceqxzvv93dro

Portos do Brasil terão greve geral na próxima terça-feira (22); entenda o motivo

Por: Diário do Litoral

Trabalhadores portuários protestam contra projeto patrocinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, que retira direitos trabalhistas e extingue o cais público em Santos

Os trabalhadores portuários do Brasil vão cruzar os braços na próxima terça-feira (22). São cerca de 60 mil trabalhadores vinculados e avulsos ligados a três federações nacionais que vão paralisar suas atividades por 12 horas. Em Santos, são cerca de 20 mil profissionais que vão entrar em greve. A paralisação é um alerta ao Governo Federal e acontecerá das 7 às 19 horas. A decisão foi anunciada no início da noite de hoje (17) e conta com o aval de três federações nacionais de trabalhadores portuários.
O motivo da greve é a apresentação de um projeto de lei que extingue direitos trabalhistas dos avulsos e dos portuários em geral. A proposta será apresentada formalmente na Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (23). O texto também extingue os sindicatos que representam quatro categorias do Porto de Santos: conferentes de carga, Consertadores, trabalhadores de bloco e vigias portuários.

Assim, se o projeto for adiante, restarão apenas duas categorias de avulso: os estivadores, que movimentam as cargas dentro dos navios, e a capatazia, que faz o trabalho em terra.
Mais: a proposta autoriza que os terminais portuários possam terceirizar a contratação dos chamados trabalhadores avulsos, o que esvazia as funções do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).

O projeto de lei tem as digitais do presidente da Câmara, deputado federal Artur Lira (PP/AL), e foi formulado ao longo dos últimos 24 meses por uma comissão com 15 pessoas. O grupo não contou com a participação dos trabalhadores nem promoveu reuniões amplas com os sindicatos.

“Não houve espaço para nossa participação nas discussões. Não somos contra a modernidade nem contra novos investimentos no Porto, mas temos que garantir os direitos dos trabalhadores”, resume Miro Machado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários de Santos (Sintraport).
“É uma aberração atrás da outra. Essa mudança retira completamente a responsabilidade dos terminais com os trabalhadores e vai aviltar os salários. Vai ser um caos para a cidade se isso acontecer”, completa o sindicalista.

O anteprojeto foi vazado para três federações nacionais de trabalhadores portuários, que se reuniram e deliberaram pela paralisação de alerta. Em Santos, uma assembleia conjunta reuniu trabalhadores de seis sindicatos na quarta-feira (16), no Sindicato dos Trabalhadores da Administração Portuária.

“Parece que os caras querem acabar com nosso trabalho. Os trabalhadores estão indignados, com medo de perder direitos conquistados há muitos anos”, completa Bruno José dos Santos, presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos.

Desemprego em Massa:
No final da tarde desta quinta-feira (17), sindicalistas representantes de sete categorias se reuniram na Prefeitura de Santos com o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.

O encontro contou com a participação do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o deputado estadual Caio França (PSB) estiveram presentes. Mas, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) não pôde participar por motivo de luto na família.

“Viemos mostrar nossa indignação e foi uma conversa bem dura. Demos um recado ao Governo Federal e estamos dispostos a endurecer ainda mais caso eles (Congresso Nacional) mexam com a legislação ou terminem com o cais público em Santos”, salienta o presidente do Sindicato dos Estivadores.

“Todos estamos preocupados com decisões que afetam os trabalhos do Porto de Santos. Hoje especificamente sobre a importância de ter cais público para os operadores portuários que não tem arrendamentos. Eles geram emprego e renda para a região, são daqui e contratam os avulsos. Não podem ficar sem uma segurança para operar”, avalia o deputado estadual Caio França.

Leia mais em: https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/portos-do-brasil-terao-greve-geral-na-proxima-terca-feira-22/187171

Neblina que afeta o litoral de SP faz Porto ficar fechado por tempo recorde

Por: Diário do Litoral

Neblina intensa em Santos fecha canal de navegação do Porto e travessia de  balsas | Santa Portal

Neste ano, o Porto de Santos já ficou fechado mais que o dobro do tempo de 2023, segundo dados informados pela Autoridade Portuária de Santos (APS). As condições climáticas e a neblina que atingem o litoral de São Paulo foram responsáveis por impedir a navegação com segurança.

A soma de interrupções, até agosto, foi de 161 horas e 30 minutos. Esse número é 101,6% maior do que todo o ano passado, quando foram 80 horas de fechamento.

No mês passado, foram registradas 116 horas e 35 minutos, maior número dos últimos anos. Já em setembro, até agora, já foram mais de 30 horas de interrupções.

Em 2022, foram registrados 132 horas e 55 minutos sem a entrada e saída de navios por conta da baixa visibilidade causada pela neblina ou condições ruins do mar.

Apesar disso, a APS informou que as operações de cargas no Porto de Santos transcorrem sem impactos significativos financeiramente.

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Tendência dos fretes na terceira semana de Julho

Por: NAC Shipping

Frete marítimo entre Ásia e Brasil tem alta de 30% em julho

Houve mudança significativa nas tarifas para o período de 15 a 21 de julho;

Vários armadores, como YML, MSC e até mesmo a ONE, ajustaram as tarifas 2-3 vezes esta semana.

A YML foi a primeira a puxar o gatilho para atacar o mercado a fim de preencher seus extra loaders (cerca de 3000 TEUs, mas já com um aumento de 300% com base na alocação semanal). A YML também foi a primeira a oferecer FAK abaixo de USD 8000/HQ.

Alguns outros armadores, como a MSC, também ajustaram rapidamente as tarifas para reagir, já que seu novo serviço Carioca está chegando.

As tarifas NOR também caíram rapidamente, com a ONE ajustando as tarifas FAK para USD 5900/HQ esta tarde. Esperamos que as tarifas FAK para a última semana de julho tenham mais uma rodada de ajuste para baixo, parecendo que USD 7800-8000/HQ e USD 5500/NOR serão os próximos níveis.

Alguns armadores começaram a considerar/abrir/retomar ofertas NAC para commodities específicas em navios específicos, por isso o mercado voltou a apresentar algumas ofertas de tarifas muito baixas.

Em geral, a demanda do mercado parece fraca na segunda metade de julho, e é por isso que a PIL optou por cancelar seu extra loader que estava anunciado.

Fonte: https://nacshipping.com.br/blog/

Aeroporto de Goiânia recebe doações para vítimas das chuvas no RS

Por: A redação

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Goiânia – A população poderá doar alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal às pessoas desabrigadas e desalojadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, através de postos de coleta no Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva. A ação começou neste domingo (5/5) em todos os aeroportos administrados pela mesma concessionária.

As pessoas poderão colocar as doações em um posto de coleta devidamente identificado no saguão próximo ao check-in e também no desembarque. Todo o material será encaminhado aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul.
“Todo o país está comovido e solidário ao povo gaúcho, que está enfrentando uma tragédia ambiental sem precedentes. Por isso, estamos nos somando à corrente de fraternidade para fazer chegar às pessoas mais vulneráveis neste momento as contribuições de brasileiros que vivem nas cidades onde atuamos”, afirma Marcius Moreno, Gerente Executivo de Aeroportos da CCR Aeroportos.
Fonte: https://www.aredacao.com.br/noticias/209173/aeroporto-de-goiania-recebe-doacoes-para-vitimas-das-chuvas-no-rs