Roberto Jaguaribe será presidente da Apex

c8e0e13fd144f107fbeebfa53ac44989

Falta apenas o anúncio oficial, que será feito nos próximos dias, mas o nome do embaixador Roberto Jaguaribe está mesmo confirmado para presidente da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Falta apenas o anúncio oficial, que será feito nos próximos dias, mas o nome do embaixador Roberto Jaguaribe está mesmo confirmado para presidente da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A notícia foi dada ontem em primeira mão e com exclusividade pelo Comexdobrasil.com (Embaixador Roberto Jaguaribe pode ser indicado pelo ministro José Serra para dirigir a Apex) e confirmada hoje por jornais como o Valor Econômico e Correio Braziliense.

Segundo uma alta fonte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), bastante próxima do embaixador Roberto Jaguaribe, a indicação já está confirmada pelo Itamaraty, ao qual a Apex-Brasil passou a ser vinculada com a posse do presidente interino Michel Temer, e o anúncio oficial poderá acontecer a qualquer momento.

Confirmada a posse, Roberto Jaguaribe, que atualmente exerce o cargo de embaixador na China, deverá permanecer em Pequim por uma ou duas semanas para tratar de seu desligamento do posto e apresentar as despedidas às autoridas chinesas. Nesse caso, ele deverá assumir a presidência da Apex-Brasil no início do mês de junho.

Sintonia fina com o Itamaraty

A indicação de um peso-pesado para comandar a Agência é considerada nos meios governamentais como prova de que a Apex-Brasil passará a atuar em estreita sintonia com o Itamaraty, agora comandado pelo senador José Serra.

Nesse contexto, a Apex-Brasill deverá colocar ênfase especial na busca de uma ação mais efetiva junto aos 32 países considerados “alvos preferenciais” do Plano Nacional de Exportações (PNE), lançado em junho do ano passado pelo MDIC, e deverá, acima de tudo formular uma estratégia de ação que leve em consideração as novas diretrizes do Itamaraty anunciadas pelo chanceler José Serra em seu discurso de posse, nesta quarta-feira.

Embaixador durante cerca de oito meses na China, o principal parceiro comercial do Brasil, Roberto Jaguaribe deverá colocar forte ênfase nas ações da Apex-Brasil visando aumentar as relações comerciais com o país asiático e, sobretudo, buscar uma maior diversificação da pauta exportadora brasileira para aquele país, hoje concentrada quase que essencialmente em três ou quatro commodities e com a participação marginal de produtos de maior valor agregado.

De acordo com as determinações do ministro José Serra, o embaixador Jaguaribe deverá também fazer com que a Apex-Brasil aumente as ações de promoção comercial junto aos grandes parceiros citados pelo novo chanceler, como a União Europeia, os Estados Unidos, Índia, Argentina, Japão e os países da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru), entre outros.

Fonte: https://www.comexdobrasil.com/roberto-jaguaribe-sera-o-novo-presidente-da-apex-comexdobrasil-com-informou-em-primeira-mao/

O que achou? Deixe um comentário!

comentários