Por: O Cafezinho
As importações e exportações da China cresceram 5% em 2024, em comparação ao ano anterior, atingindo 43,85 trilhões de yuans (US$ 5,98 trilhões), estabelecendo um novo recorde no volume total de comércio exterior, de acordo com dados divulgados pela Administração Geral de Alfândegas (GAC) nesta segunda-feira.
As exportações totais da China cresceram 7,1% em 2024, alcançando 25,45 trilhões de yuans. As importações aumentaram 2,3%, somando 18,39 trilhões de yuans, mostraram os dados da alfândega.
A China manteve sua posição como maior comerciante de bens do mundo em 2024. O país tornou-se parceiro comercial significativo para mais de 150 economias, e seu círculo de parceiros de comércio exterior continua a se expandir, segundo a GAC.
O crescimento comercial da China no último ano foi de 2,1 trilhões de yuans, equivalente ao volume comercial anual de uma economia de médio porte, disse Wang Lingjun, vice-chefe da GAC, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.
“Superando desafios e mitos”
Wang refutou alegações de “excesso de capacidade” nas exportações chinesas, descrevendo-as como infundadas, tanto do ponto de vista da vantagem comparativa quanto da demanda global.
“Com nossas cadeias industriais abrangentes e em constante evolução, garantimos a estabilidade da produção global, impulsionando o progresso tecnológico e a modernização industrial mundial. Isso é um fato inegável,” disse Wang.
Ele também criticou o que descreveu como tentativas de alguns países de “conter o progresso da China” por meio de protecionismo, alertando que tais estratégias prejudicam a cooperação industrial global e a estabilidade das cadeias de produção e suprimento.
Wang destacou que a abertura, a cooperação e os benefícios mútuos continuam sendo o caminho certo para o progresso econômico global.
Leia mais em: https://www.ocafezinho.com/2025/01/15/comercio-exterior-da-china-conquista-recorde-de-us-598-tri-em-2024/