De acordo com o Embaixador do Brasil em Washington, Sério Amaral, a resposta é não! Para ele, a deportação não deve ser uma preocupação para o país, tampouco para os cerca de 150 mil brasileiros que vivem ilegalmente nos EUA; números que vem aumentando por decorrência da crise econômica que o Brasil enfrenta.
Em entrevista à Folha, Sérgio Amaral disse não acreditar que o propósito do governo americano seja de fiscalizar ou deportar de forma sistemática os ilegais brasileiros, medida que se for cumprida (como anunciada na campanha) deve afetar primeiramente os empregadores de pessoas em situação irregular.
Esse otimismo é reforçado pelo fato do Brasil não ser parte dos problemas abordados por Trump durante a campanha presidencial, já que o país não está atraindo investimentos dos EUA que resultassem numa possível perda de empregos americanos. O embaixador ressaltou ainda o fato de apenas 10% dos imigrantes brasileiros (do total de 1,4 milhão) estarem em situação irregular, o que não os torna alvos de uma política de deportação.
Para os empresários brasileiros que desejam fazer negócios nos EUA, abrir empresa ou mesmo de morar no país, vale reafirmar que as relações comerciais entre os países devem ser mantidas, o que não interfere nos projetos de expansão dos negócios para residentes e empreendedores brasileiros.
(*) Com informações da America Expert