Edição do dia 15/11/2016

15/11/2016 20h58 - Atualizado em 15/11/2016 22h11

Problemas em portos e aeroportos emperram liberação de produtos

Burocracia, falta de pessoal e paralisações dificultam importações e exportações. Mercadorias estão paradas e empresas têm armazéns vazios.

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O Jornal Nacional mostra mais um retrato da dificuldade que o Brasil enfrenta para melhorar a atividade econômica. Uma série de problemas está emperrando a liberação de mercadorias nos portos e aeroportos do país.

Enquanto toneladas de mercadorias estão paradas em caminhões e containers, empresas exibem armazéns vazios. Os canais de importação e exportação do Brasil estão levando quem precisa comprar, vender, entregar e receber ao desespero.

“Não tem como mensurar o tamanho do prejuízo que tudo isso está trazendo para o país”, comenta Gladis Vinci, da Associação Brasileira de Transporte Internacionais.

Portos e aeroportos estão enfrentando uma mistura de velhos e novos problemas: burocracia ineficiente, falta de fiscais da Anvisa e paralisações dos auditores fiscais.

Cruzar a fronteira com o Paraguai ficou mais demorado com a operação-padrão na Receita Federal.

A liberação de senhas pra vir do Uruguai para o Brasil pode demorar uma semana.

“A gente precisa pagar os caminhões, tem os empregados pra pagar, tem tudo. Chega o final do mês, tem as contas e a gente não trabalhou”, conta o caminhoneiro Germano Schweinerger.

“Não somos contra a paralisação deles, a reivindicação deles, mas só que dessa forma está só prejudicando a gente”, afirma o caminhoneiro Hugo Freitas.

Operações-padrão dos auditores da Receita acontecem desde meados do ano. A categoria é contra alterações no projeto de lei 5864 que afeta salários e estrutura das carreiras no órgão.

“O objetivo não é prejudicar a população. Mas as operações-padrão estão sendo realizadas em todo o país, aeroportos e portos e a tendência é que isso continue nos próximos dias, enquanto o governo não resolver a questão do PL 5864”, aponta Claudio Damasceno, do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais.

As listas de trabalho mostram que auditores estão liberando um número muito pequeno de processos por dia e esse não é o único problema para importadores e exportadores. No Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a falta de fiscais da Anvisa é crônica e cada dia pior.

“Por falta de capacidade humana, as cargas vão sendo represadas aqui, chegando então na nossa realidade atual aos 30 dias. Nós temos aqui represados insulinas, vacinas, medicamentos diversos, matéria-prima para a produção de medicamentos”, diz o assessor do Aeroporto de Viracopos, Carlos Alberto Alcântara.

Antes, a liberação de produtos urgentes como medicamentos acontecia em até cinco dias em Viracopos.

E a situação de quem precisa exportar também está bem complicada. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o processo de liberação de uma carga antes era agendado e levava apenas algumas horas. Agora, são pátios cheios de caminhões parados.

“Você acaba agregando os custos dessas armazenagens nos produtos e obviamente que esses custos serão repassados para o consumidor final e você perde competitividade no mercado internacional”, diz Lourival Martins, empresário do setor de logística.

Em portos como o de Santos, navios ficam parados não só por causa dos auditores da Receita. Além da falta de funcionários da Anvisa, para liberação das embarcações, há problemas no sistema de informática. 

“A Anvisa regula um mercado de alta tecnologia, um mercado extremamente dinâmico, e trabalha hoje com sistema lento, arcaico e atrasado que é o Datavisa”, explica o presidente da Univisa, Henrique Manzato Oliveira.

“Se continuar do jeito que está nós teremos, provavelmente, um congestionamento no Porto de Santos”, afirma Nivio Perez do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros.

É o Brasil que precisa movimentar a economia andando devagar e acumulando prejuízo.

“É uma situação recorrente, insustentável, insuportável que não dá mais para gente ficar arcando com esse tipo de prejuízo”, diz o diretor do Sindamar José Roque.

A Receita Federal declarou que vai continuar a trabalhar para a aprovação do projeto de lei 5864. Em relação aos medicamentos, garantiu que são considerados prioritários e que 90% deles são dispensados de análise documental ou física para agilizar a importação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirmou que o aumento de prazos verificado nos postos da Anvisa no estado de São Paulo é resultado de um acréscimo considerável da demanda nos últimos meses e que está implantando ações para acelerar os processos.
A Anvisa informou também que está em andamento a modernização do sistema Datavisa, que será integrado ao sistema de comércio exterior.

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comentários

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  • Edson Simões
    há 9 horas

    País da bagunça. Precisa de um governo de pulso.

     
  • Paulo Cataldo
    há 11 horas

    Por que não privatizam todos os portos, aeroportos, rodovias Federais e Terceirizam a fiscalização através de concorrência pública internacional? Assim acabaríamos com a receita nesses pontos, Aduana corrupta. Polícia Rodoviária Federal e o Contribuinte não passaria por esse gasto e os importadores e exportadores por esses gastos também

     
  • O Pentateuto
    há 13 horas

    Ou o Brasil acaba com a burocracia ou a burocracia acaba com o Brasil. Conheci o Dr, Hélio Beltrão, então Ministro da desburocratização, que me afirmou um dia que iria deixar o posto pois a mesma era endêmica e ele cada vez que criava uma nova ideia era logo cercado por velhos caminhos burocráticos !

     
  • Elionai Lucio
    há 17 horas  

    ho g1 fala a verdade para o povao nao e burocracias e priguica ma vontade e desinterese greve das pulicias tem que ser crime ninguem vai aponta uma arma na cabeca dele e obrigam ele a trabalha quando prestarao o concurso publico sabiao quanto iria guanha ferrar a economia do pais por migualhas meu creve de pulicia sivil militar federal deveria dar direto a espulsao e dar lugar a quem quer trabalha esta cheio de desempregado

    • José Carvalho
      há 16 horas

      FIM DA ESTABILIDADE PARA SERVIDOR PÚBLICO.

    • Carlos Gozalez
      há 13 horas

      Os sindicatos no Brasil são feudos de uma casta que não precisam prestar contas (mais uma herança maldita das esquerdas burras...) e se locupletam da estrutura podre existente!

     
  • João Mario
    há 16 horas

    burocracia e funcionários publicos atrasando o desenvolvimento do país, egoístas so pensam neles

     
  • Leandro Sangali
    há 17 horas  

    Depois dessa reportagem fui pesquisar quanto ganha um auditor da receita Federal e cheguei a conclusão que esse pessoal não tem vergonha na cara. Se não querem trabalhar eu aceito ganhar a metade pra fazer a mesma coisa.

    • José Carvalho
      há 16 horas

      FIM DA ESTABILIDADE PARA ESSES AUDITORES.

     
  • José Carvalho
    há 16 horas

    A Receita e a Anvisa estão mentindo pois não estão nem aí com o cliente.Quanto aos auditores pergunto.Se não tá bom o pouquinho que ganham peçam demissão e procurem um emprego melhor. Duvido que vão achar. FIM DA ESTABILIDADE JÁ PARA ACABAR COM ESSA FARRA.

     
  • Dominic Alvarez
    há 18 horas  

    A logística de transporte desse país é um verdadeiro caos e descaso. Falta investimento na melhora do transporte rodoviário, já que este é o mais usado no Brasil. As estradas são horríveis, e precisamos investir em outros modais, também.

    • Maria Shimizu
      há 17 horas

      O QUE FALTA E ESTRADA DE FERRO, DESATIVARAM A MAIORIA E DEU NO QUE DEU.

    • Dominic Alvarez
      há 17 horas

      Transporte ferroviário é bem mais barato em relação ao transporte rodoviário, sem contar o transporte fluvial, pouco explorado no Brasil e também bem mais em conta. O produto chega caro para o consumidor final, principalmente por causa dessas deficiências logísticas. Lástima

     
  • Luis Silva
    há 19 horas  

    Um exemplo foi hoje com o avião antonov no aeroporto de Guarulhos em São Paulo... foram três remarcações de horário até a decolagem do avião e um atraso imenso no embarque da carga. O que evidencia um completo despreparo para lidar com situações de maior vulto.

    • Fernando Queiroz
      há 18 horas

      vai lá no setor de cargas q vc vai ver coisas bem piores.

    • Carvey Costa
      há 18 horas

      Se eh que não pediram propina pro avião decolar

     
  • Guilherme Costa
    há 18 horas  

    Deveria se acabar com a tal da estabilidade dos servidores públicos. Um absurdo. O indivíduo faz um concurso e pode tudo. Concurso não é nem homônimo, nem sinônimo de estabilidade. Não está satisfeito, saia do serviço público

    • Carvey Costa
      há 18 horas

      São chantagistas que encontram eco em governos frouxos

    • Fernando Queiroz
      há 18 horas

      exonera todos dos seus cargos e coloca lá pessoas que realmente quer trabalhar e ganhar seu salário justo.ao invés de 30.mil por mês mais centenas de benefícios que afundam nosso país na lama.

     
  • Jhs
    há 18 horas

    A informação correta, não é essa. A burocracia sempre existiu e sempre causou problemas, porém o q acontece agora é greve mesmo. Não sei pq estão escondendo isso. Pq?

     
  • Marcos Silveira
    há 20 horas  

    apenas o socialismo traria estabilidade para o brasil

    • Carvey Costa
      há 19 horas

      Socialismo eh a via mais rápida pra quem quer levar uma vida ociosa às custas do suor de quem trabalha

    • Guilherme Costa
      há 18 horas

      Socialismo solução!?!?! Kkkkkkkkkkkkk Essa foi a melhor de hoje! Kkkkkkk Vai ler o além do bem e do mal, mortadela

     
  • Justiceiro
    há 20 horas  

    Isso sempre foi ruim. Mas no regime Lvla-Diuma atingiu níveis estratosféricos de ruindade.

    • Carvey Costa
      há 19 horas

      Porque eles encheram a bola dessa gente

     
  • Reverendo Hao
    há 19 horas

    Entrega pros gringos logo, eu imploro !

     
  • Carvey Costa
    há 19 horas

    Com uma máfia de funcionários públicos boicotando os serviços vai ser difícil modernizar os portos

     
  • Celso Ramos
    há 19 horas

    Grupos e Feudos incrustados e aliados a Sindicatos Politicos, causam GRANDE PREJUIZO AO BRASIL. As Reformas Estruturais são URGENTES !

     
  • Wilson Tavares
    há 19 horas

    Privatiza a receita federal a anvisa.Vamos privatizar tudo agora é a hora.

     
  • Roberto Rodrigues
    há 20 horas

    Assunto novo, nunca ouvi falar disso. Deve ser de fácil solução.

     
  • Roberto Rodrigues
    há 20 horas

    Assunto novo, nunca ouvi falar disso. Deve ser de fácil solução.

     
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